Atleta de Macapá vai representar o Brasil no Parapan Americano Universitário

Com uma história de superação e muita força de vontade, essa menina de garra, que se chama Yndiraima Alessandra Santos da Cunha, “Yndi” para os amigos, é paratleta e representará o Brasil em uma competição internacional. Dividida entre estudos, trabalho e muito treino, sempre cumpre à risca, com um largo sorriso, todas as tarefas e desafios.

Ela é estagiária da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), estudante da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e paratleta da Federação de Paradesporto do Amapá. Foi convocada para participar do Parapan Americano Universitário 2018 – FISU America Games, que será realizado de 19 a 29 de julho, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Continue lendo

PF recupera embarcação roubada na Guiana Francesa e prende os ladrões

A Polícia Federal efetuou, na madrugada de hoje,28, a prisão em flagrante de quatro indivíduos, todos brasileiros, que estavam a bordo de uma embarcação roubada da Guiana Francesa. O trabalho é resultado de atuação em conjunto com a Marinha do Brasil, a Marinha e a Polícia da Guiana Francesa (Gendarmerie), via Cooperação Policial Internacional.
O roubo da embarcação (denominada “Arpia”) ocorreu no Porto de Larivot, perto de Caiena (Guiana Francesa).
Segundo informações repassadas pelas autoridades francesas, o roubo teria sido praticado, a mão armada, por nove indivíduos.
Na ocasião do roubo, a embarcação estava sob a custódia das autoridades francesas, por ter sido apreendida dias antes em decorrência da prática de pesca ilegal em águas territoriais da Guiana Francesa.
A Polícia Francesa e as Forças Armadas daquele país teriam rastreado a embarcação se dirigindo rumo a águas territoriais brasileiras, motivo pelo qual acionaram, via canais de cooperação internacional, a Marinha Brasileira e a Polícia Federal.
Após contatos com as autoridades francesas, a Marinha Brasileira localizou e interceptou a referida embarcação já em águas territoriais brasileiras (divisa da Guiana Francesa com Brasil – próximo a foz do Rio Oiapoque).

(Com informações da Ascom da PF-AP)

Agora me deu medo – Pesquisa do Ibope aponta Bolsonaro na liderança

O IBOPE Inteligência realizou, entre os dias 21 e 24 de junho, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma pesquisa junto aos eleitores brasileiros sobre as eleições presidenciais que ocorrerão em outubro deste ano.

Na pergunta estimulada, ou seja, com apresentação dos nomes dos prováveis candidatos, sem a presença de Lula, Jair Bolsonaro e Marina Silva aparecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa, com 17% e 13% das intenções de voto, respectivamente. Em seguida, também tecnicamente empatados, surgem Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (6%). Alvaro Dias é apontado por 3% do eleitorado, enquanto Fernando Haddad e Fernando Collor de Mello têm 2% das intenções de voto, cada um. Com 1% de menções cada, estão: Manuela D´Ávila, João Amôedo, Rodrigo Maia, Henrique Meirelles, João Goulart Filho, Flávio Rocha, Guilherme Boulos, Levy Fidelix.  (Veja os detalhes no site do Ibope clicando aqui)

PT, PSOL e PSB querem de volta os showsmícios

Alegando que a  proibição de showmícios não remunerados e de eventos artísticos de arrecadação eleitoral são incompatíveis com a liberdade de expressão dos artistas, o PT, Psol e PSB pediram que o Supremo Tribunal Federal declare inconstitucionais dispositivos que impedem esse tipo de apresentação durante campanhas. O ministro Luiz Fux, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, será o relator da ação. (Leia os detalhes aqui)

Unifap abre processo seletivo de Licenciatura em Educação do Campo

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) inicia nesta quinta-feira, 28, a segunda edição do Processo Seletivo Específico para o curso de Licenciatura em Educação do Campo: ênfase em Agronomia e Biologia (PSE/LEdoC-2018.2), que selecionará 40 candidatos para a graduação presencial do campus Mazagão (AP). As inscrições abriram às 9h de hoje e encerram às 23h59 de 12 de julho, exclusivamente no site www.unifap.br/depsec, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40 e o Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec) da Instituição disponibilizará no campus Marco Zero, em Macapá (AP), acesso à internet aos candidatos sem o referido recurso.

Confira no site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec) a íntegra do edital e anexos do PSE/LEdoC-2018.2 da Unifap.

MEC vai avaliar educação infantil a partir de 2019

A educação infantil será avaliada pela primeira vez no ano que vem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, as avaliações nacionais são aplicadas apenas a partir do ensino fundamental. Ao contrário das outras etapas, as crianças das creches e pré-escolas não terão que fazer nenhuma prova. A avaliação será por meio de questionários aplicados a professores, dirigentes e equipe escolar.

Serão avaliadas por exemplo questões de infraestrutura e formação dos professores. As escolas serão bem ou mal avaliadas se ofertarem as condições necessárias para o desenvolvimento das crianças. Entram no cálculo, entre outras questões, a oferta de brinquedos. O anúncio foi feito hoje (28), pelo ministro da Educação, Rossieli Soares.
(Leia a matéria completa aqui)

Diagnóstico da pesca artesanal no Amapá

Aproximadamente 10 mil famílias de cerca de 30 comunidades pesqueiras do Amapá, do Maranhão e do Pará já foram beneficiadas pelo Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica (PeSCA), ao longo de mais de três anos. O Projeto lança na manhã desta sexta-feira, 29/6, no auditório da Embrapa, em Macapá (AP), uma publicação com o diagnóstico que avalia os contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais em que vivem os pescadores, assim como analisa a cadeia de valor do caranguejo e de algumas espécies de camarão.  Continue lendo