Festival “Amapá Sabor”

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (SINDBAR), no período de 09 a 11 de novembro, vai realizar o Festival Gastronômico Amapá Sabor. O evento que está em sua 9º edição, tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e gastronômico, bem como incentivar a criação de novos pratos e fomentar o turismo amapaense por meio da gastronomia local.

O festival, que já virou tradição em Macapá, será realizado ao lado do Teatro das Bacabeiras, das 18h às 22h30,  e vai contar com a participação de vários empreendimentos gastronômicos da cidade como o Estaleiro, Plutão, Divina Arte, Só assados, Cantinho Baiano, Restaurante Macapaba e cervejaria Trina. Continue lendo

Xululu é sucesso na Internet

Xuxulu é um personagem humorístico criado por Gian Danton e Toninho Lima baseado no mostro lovecraftiano Cthulhu. O personagem faz sucesso na internet, em especial entre os fãs de Lovecraft. A página do personagem já tem mais de 600 curtidas.  Agora a série irá contar com desenhistas convidados. Antonio Eder, Dennis Oliveira, Elinaudo Barbosa e Fernando Lima  vão mostrar suas versões para os personagens.

“A ideia é mostrar interpretações diferentes para os personagens. Os leitores já estão acostumados com o traço do Toninho, com certeza vão achar interessante outras visões dos personagens”, conta Gian Danton, co-criador da tira. Continue lendo

Geopolítica no século XXI

Na próxima quinta-feira,9, às 17h, o presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, palestrará, na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), sobre “Geopolítica no século XXI”. Durante o evento abordará temas como Recursos Naturais, Avanços Tecnológicos, Mudanças Climáticas, Migrações (pobreza, desemprego, guerras), Intolerância Racial, Conflitos e Tensões Sociais. Continue lendo

Justiça – Começa o mês do esforço concentrado

Foi aberto hoje, em todas as comarcas,  o Mês de Esforço Concentrado de Julgamentos de Crimes Dolosos Contra a Vida.
A Portaria nº 069/2017 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Judiciária de Realização Anual do evento, orienta que durante o mês de novembro seja realizada “ao menos uma sessão do Tribunal do Júri em cada dia útil da semana, com preferência de réus presos”.
No Amapá 71 ações penais estão agendadas para esse período.
Na abertura hoje pela manha no plenário do tribunal do juri, o  presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork (foto), destacou que o Judiciário amapaense ocupa a primeira colocação de maior celeridade nos julgamentos em todo o Brasil.

Um jornal para incentivar o hábito de ler

Estudantes do 6º ao 9º ano do Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá lançaram o Jornal A voz da Escola para  incentivar o hábito da leitura. O jornal faz parte do projeto Ateliê da Aprendizagem.
A ideia de fazê-lo foi da professora de Língua Portuguesa Marcione Dias. Ela diz que o objetivo da iniciativa   é auxiliar os jovens a melhorar o desempenho na interpretação e produção textual, além de incentivar o hábito da leitura.

Professora Marcione Dias