PT assume a secretaria de meio ambiente do Amapá

Bernardino Nogueira dos Santos é o nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT-AP) para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ele é geógrafo e está filiado ao PT de Santana há mais de 20 anos. Sua posse deve ocorrer ainda esta semana.
A decisão do PT entrar no governo Waldez Góes (PDT) foi tomada há poucos dias  em reunião do Diretório Estadual.
Para apoiar a reeleição de Waldez, claro que o partido pediu vários cargos no governo e a Secretaria de Meio Ambiente de porteira fechada.
“A responsabilidade pelas políticas ambientais do Amapá, relacionadas à Sema, passa a ser do PT. Por isso, iremos planejar as ações e buscar meios para implementá-las”, disse o presidente do PT amapaense, Antonio Nogueira, em entrevista ao Correio de Santana.

Notícia relacionada:
PT-PDT: um caso de amor

MP manda cancelar mais de 4 mil contratos administrativos firmados pelo Governo do Amapá

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade e das Fundações de Macapá (Prodemap), expediu a Recomendação nº 011/2017 ao Estado do Amapá, para que realize concurso público para os cargos de atividades permanentes que, atualmente, são ocupados por meio de contratos administrativos.

A Prodemap instaurou o Inquérito Civil nº 0002096-23.2017.9.04.0001, após receber diversas decisões judiciais oriundas do Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Macapá, declarando inconstitucionais e, portanto, nulos, os vários contratos administrativos, tanto do Estado quanto do município de Macapá.

Segundo os promotores de Justiça que subscrevem a Recomendação, Afonso Guimarães, Laércio Mendes e Fabiano Castanho, “foram identificados, de acordo com informações preliminares encaminhadas pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o quantitativo de 4.176 (quatro mil, cento e setenta e seis) contratos administrativos firmados pelo Estado do Amapá para contratação de servidores sem realização de concurso público, todos ocupando cargos públicos de atividades permanentes”.

Considerando que os contratos administrativos estão distribuídos em diversos órgãos Estaduais, recomendou-se ao Estado, na pessoa do procurador-geral do Estado, Narson Galeno, e aos demais gestores públicos que celebraram os contratos administrativos, na administração direta e indireta, que não realizem mais as contratações sem concurso público e que efetivem o cancelamento e/ou extinção, até o dia 31 de dezembro de 2017, de todos os contratos administrativos existentes em desacordo com a legislação. Continue lendo

Quando a gente se guiava pelas estrelas

“Olha! Olha!” Exclamava o menino apontando para o céu.
“Lá vai, lá vai”.

E todos olhavam e viam e falavam sobre o objeto que passava saltitante entre nuvens e estrelas.

Não. Não era um disco voador. Era simplesmente um satélite, provavelmente desses que ficam fotografando a Amazônia.

Diversão da meninada naquele tempo, quando a noite caía, era sentar na frente da casa e olhar o céu, caçar satélites e estrelas cadentes, procurar São Jorge na Lua e identificar constelações.

O telescópio era um canudo de cartolina.

Ah, tempo bom, quando a gente sabia se guiar pelas estrelas e sonhava ser astronauta para visitar outros mundos, brincar em outros planetas e, depois, voltar à Terra com as mãos transbordantes de estrelas. Trazer também uns fiapos de nuvem para fazer algodão doce, pois que a vida, meu irmão, era uma doçura e plena de encantamento naquela rua sem asfalto, sem bangalôs, sem muros e sem televisão. (Alcinéa Cavalcante)

Procuradores da Lava Jato pedem que eleitor vote em 2018 na agenda anticorrupção

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

Os procuradores da República que integram as forças tarefas da Operação Lava Jato em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro se reuniram, hoje (27), na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeir, no centro do Rio, para avaliar as formas de atuação, tecnologias empregadas nas investigações e fatores que estimulam a corrupção no país. Ainda no encontro, também discutiram métodos de integrar as ações nas três cidades.

Ao fim do evento, divulgaram um documento chamado de Carta do Rio, no qual apontam a necessidade do aperfeiçoamento da legislação no combate à corrupção no Brasil e incentivam a sociedade a acompanhar o desempenho dos parlamentares da atual legislatura e a incluir o critério da anticorrupção nas escolhas dos deputados e senadores que serão eleitos para o próximo Congresso. (Leia a matéria completa aqui)

Um poema de Mario Quintana

O Auto-retrato
Mario Quintana

No retrato que me faço
– traço a traço –
Às vezes me pinto nuvem
Às vezes me pinto árvore…

Às vezes me pinto coisas
De que nem há mais lembrança…

E desta lida, em que busco
– pouco a pouco –
Minha eterna semelhança

No final, o que restará?
Um desenho de criança
Corrigido por um louco!

De bar em bar

O balneário de Fazendinha será palco para um dos maiores eventos da gastronomia de petiscos em todo o país, no período de 30 de novembro a 7 de dezembro. Trata-se do Festival Bar em Bar, que será promovido pela Prefeitura de Macapá e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O festival ocorrerá em todo o país e a capital amapaense não poderia ficar de fora.

A programação deste ano em Macapá trará como novidade os ingredientes da culinária regional na produção de tira-gostos. Cada um dos 15 empreendimentos participantes irão apresentar petiscos promocionais de R$ 10,00 e R$ 15,00 para a promoção da gastronomia local. Os bares e restaurantes passaram por consultorias especializadas em inovação e qualidade na produção de alimentos. Continue lendo

Professores nas trilhas

Um passeio de emoção, obstáculos, descobertas e muita reflexão. Assim foi o encontro dos professores e pedagogos que trabalham a educação especial na rede de ensino municipal de Macapá, na sexta-feira passada, denominado “Nas Trilhas da Inclusão”, realizado pela Divisão de Ensino Educacional Especializado (Diees) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O passeio teve início na Praça Floriano Peixoto, com a roda cultural, com os professores de licenciatura da Unifap, Marlon e Débora Mendes (casal), onde cantaram canções e refletiram sobre a missão, que é educar.

Os professores seguiram para o Parque Zoobotânico, onde foi montado um percurso de trilhas, Continue lendo

REDE decide: prioridade é reeleger Randolfe para o Senado

Na 2° Conferência Estadual, realizada sexta-feira (24), o partido REDE decidiu que a prioridade para 2018  é  a reeleição de Randolfe Rodrigues para o Senado a fim de que a luta de combate à corrupção se mantenha firme.
Durante a conferência também foi destacada a necessidade de apoiar uma candidatura para dar fim à alternância de poder entre oligarquias no Amapá, fazendo com que o estado busque uma nova forma de fazer política. Representantes de 16 municípios estiveram presentes na conferência, delegados que foram escolhidos durante as conferências municipais. Ao todo 53 nomes compõe a equipe do elo estadual, sendo a direção estadual, vogais, comissão de ética e conselho fiscal.

Mary Cruz e Charly Sanches foram escolhidos, por consenso,  os novos porta-vozes do elo estadual da Rede Amapá.