Indígenas do Amapá são descendentes dos encontrados por Cristóvão Colombo em 1492

Índios encontrados por Colombo têm parentes no Amapá
Reinaldo José Lopes– FOLHAPRESS

Os primeiros indígenas encontrados pelo navegador Cristóvão Colombo quando ele chegou à América em 1492 eram parentes próximos de tribos que ainda vivem na Amazônia brasileira, indica uma análise genômica publicada nesta semana. Para chegar a essa conclusão, a equipe liderada por Eske Willerslev, do Museu de História Natural da Dinamarca, extraiu DNA de um esqueleto com pouco mais de mil anos de idade achado numa caverna da ilha de Eleuthera, nas Bahamas. Ao “soletrar” todo o genoma do indivíduo -uma mulher, segundo os dados genéticos- e compará-lo com o DNA de membros de outros grupos indígenas, Willerslev e colegas verificaram uma semelhança genômica acentuada com etnias como os palicur, que vivem na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa (do lado brasileiro, no município de Oiapoque). (Leia a matéria completa aqui)

Quadra junina

Nesta sexta-feira, 23, a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) lança oficialmente o calendário da Quadra Junina 2018, que inicia em abril, com os pré-festivais, e encerra em julho, com a final do campeonato estadual. A presidente da entidade, Daiana Roniele, na mesma ocasião, irá apresentar o projeto do Festival Nacional de Quadrilhas do Meio do Mundo, que acontece pela primeira vez na região norte, realizado pela Comissão Nacional da Quadra Junina, e pela Fefap, em agosto. O evento será no auditório do Museu Sacaca, às 18h.

Bombeiro cidadão – Inscrições já começaram

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) abriu nesta segunda-feira, 19, e encerra na sexta-feira, 23, as inscrições para o projeto social “Bombeiro Cidadão”. A instituição oferece, para este ano, 400 vagas para adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos de Macapá, Santana e Oiapoque.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer aos locais onde o projeto é desenvolvido em Macapá, Santana e Oiapoque, munidos de carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço atualizado, declaração escolar e uma fotografia 3×4. As atividades de 2018 estão previstas para iniciar no dia 12 de março.