Alô, alô, artistas! Dentro de 10 dias encerram as inscrições para o Macapá Verão

Faltam apenas 10 dias para o término do período de inscrições de atrações culturais para o Macapá Verão 2017. A data final é 9 de junho. Sérgio Lemos, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), órgão responsável pelo processo de implementação do edital e contratações, reforça aos artistas a importância de não deixar para efetivar o processo em cima da hora. Continue lendo

Projeto de DaLua prevê incentivos para empresas que contratarem idosos

Tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro DaLua (PSC) que concede incentivos às empresas privadas que contratarem idosos em seus quadros de empregados.

No Brasil, os idosos dispõem da Lei nº 10.741/03, o Estatuto do Idoso, destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com 60 anos ou mais; além da Lei nº 8.842/94, que trata da Política Nacional do Idoso e cria o Conselho Nacional do Idoso.

É importante ressaltar que o artigo 28, III, do Estatuto, prevê que o Poder Público criará e estimulará programas de incentivo às empresas privadas para a admissão de pessoas idosas ao mercado.

O PLO 116/17-AL cria o Programa de incentivo à admissão de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. Segunda DaLua, o idoso retornando ou permanecendo no mercado de trabalho pode contribuir com suas experiências diversificadas e adquiridas em anos de vivência e de trabalho. Continue lendo

Chacina no Pará: PFDC pede à Polícia Federal informações sobre atividades de empresas de segurança na região

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, encaminhou nessa segunda-feira (29) à Polícia Federal (PF) pedido de esclarecimentos quanto à atuação de empresas especializadas em atividades de segurança privada na região do Araguaia paraense.

Continue lendo

Lixo hospitalar no passeio público

Funcionários da empresa fazendo a remoção do material após a notificação

Fiscalização de rotina da Prefeitura de Macapá encontrou hoje na calçada do Hospital Alberto Lima  lixo contaminante como seringas, agulhas e luvas usadas.
Os fiscais da Prefeitura notificaram a direção do hospital e a empresa Bernacom, responsável pela limpeza e manutenção do hospital.

Os fiscais ressaltaram que a  Norma 307 da Anvisa determina que o descarte de resíduos hospitalares deve seguir métodos específicos e rigorosos devido ao perigo de contaminação tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Após a notificação, funcionários da empresa fizeram a remoção do material.

Meio século de Cem Anos de Solidão

Gabriel García Márquez no México, em outubro de 1965, enquanto escrevia ‘Cem anos de solidão’ (Foto: Guillermo Angulo/Harry Ransom Center/Reprodução)

Publicado há 50 anos, Cem anos de solidão fez de Macondo expressão simbólica da América Latina
Por Paulo Henrique Pompermaie

Gabriel García Márquez tinha 40 anos quando foi publicado, no dia 30 de maio de 1967, Cem anos de solidão. Morava no México há seis anos, com a mulher, Mercedes Bacha García, e o filho. Não fazia muito sucesso como escritor e jornalista. Entregou à Mercedes toda a sua economia de cinco mil dólares para passar os quatorze meses seguintes elaborando a obra. O livro não vinha, o dinheiro não dava. Carro, joias e utensílios foram penhorados.

Quando concluiu a obra, não tinha dinheiro para enviar os originais para seu editor. Enviou apenas metade do romance. Depois da publicação, rapidamente se tornou Gabriel García Márquez, um dos grandes nomes da literatura latino-americana. (Leia a matéria completa aqui)

No Sinsepeap começa a corrida por votos

Começam as articulações para a eleição da nova diretoria do maior sindicato do Amapá: o Sinsepeap, que congrega os trabalhadores em educação.
A eleição é em junho e os candidatos já estão correndo atrás de voto.
Os professores que fazem parte do quadro federal e que são filiados ao Sindicato desde sua fundação olham de banda, pois nos últimos anos o Sinsepeap esqueceu que eles existem e olhou apenas pelos professores estaduais e municipais.

Seminário sobre violência doméstica

Com o tema Violência Doméstica: faces da invisibilidade da Mulher frente à violência, a Prefeitura de Macapá promoverá seminário nesta quinta-feira, 1º de junho, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, no auditório da OAB/AP. O evento, voltado a estudantes e população em geral, conta com o apoio da Comissão Mulher Advogada/OAB-AP, da Câmara de Vereadores e da Comissão Permanente da Defesa dos Direitos da Mulher. Os participantes também receberão certificado de 10 horas.

A posse dos novos conselheiros de cultura

Os novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura do Amapá (Consec) tomaram posse nesta segunda-feira, 29, em solenidade no Palácio do Setentrião, assumindo a missão de discutir e criar propostas para promover o desenvolvimento do setor no biênio 2017/2019. Ao final do evento, uma votação entre os membros definiu Disney Silva como presidente do Consec e Cleberson Baia como vice-presidente. Na ocasião, o governador Waldez Góes também sancionou a lei que institui o prêmio Viva Amapalidade, cujo objetivo é estimular a cultura local. Continue lendo